Qual o tempo para dar uma resposta?

|


Tudo agora e para ontem.
Muito bem, vivemos numa era de que tudo deve ser instantâneo, acordamos com o café expresso e almoçamos fast-food, deixamos para trás a época do namoro para o "ficar" mesmo que seja um relacionamento sem sabor, tudo é rápido, tudo se torna imediato, a impressão é que se não tomarmos uma decisão imediata nosso concorrente tomará e perderemos oportunidades de negócios e conseqüentemente dinheiro, estamos na era "blink", substituímos nossa capacidade de um raciocínio critico e produtivo pelo intuitivo imediatista. Aceitamos a opinião da mídia de massa como se fosse a nossa, não perguntamos, não discutimos, simplesmente aceitamos, pior ainda nossa vida profissional e pessoal se torna mais e mais restrita, pois não temos mais tempo de pensar e deixamos isso na mão dos formadores de opinião.
Blink x Think quem vence?
Em qualquer empresa com procedimentos internos possivelmente deve possuir um "documento" que se chama "Análise de Viabilidade", onde todas as perguntas necessárias para poder atender o cliente dentro de suas expectativas são colocadas, para que não haja surpresas durante o processo. Serve como um freio para não dar um sim imediatamente após um pedido ou uma solicitação de orçamento, verificando sua viabilidade de atendimento, está é uma típica ferramenta "Think", pensamos depois agimos.
Mas e a decisão imediata aquela que devemos tomar imediatamente? Infelizmente essas são a de maior numero no dia a dia profissional, normalmente não temos um tempo hábil para pensarmos sobre o problema que exige uma solução imediata, mas ai que vem a chave, o pulo do gato, quanto mais decisões você tomar através de raciocínio lógico, ponderado através de pensamento estruturado mais apto estará para tomar decisões imediatas as ditas "intuitivas".
Tomemos como exemplo o xadrez, um mestre terá muito mais chances de ganhar uma partida de xadrez instantâneo,do que alguém que seja apenas amador.
Resumindo as decisões intuitivas só terão um bom resultado se tomadas por uma mente acostumada a tomar decisões estruturadas.

0 comentários:

Postar um comentário